3/24/2010

Por que não consumir leite e ovos?


Bom, comecemos pelo consumo de leite:

A perspectiva de vida para uma vaca é de 20 à 25 anos, mas quando falamos sobre vacas leiteiras, isso cai para 5 anos.
Vocês já pararam pra pensar no que acontece com uma vaca quando ela não mais produz leite?
Elas são mortas, geralmente vendidas para os produtores de carne.
As vacas, assim como os seres humanos, produzem leite quando estão grávidas e param assim que seus bezerros desmamam. Então para isso, é preciso fecundar a vaca, e fazer com que ela tenha um bezerro.
Bom, se nasce uma fêmea, a mesma está fadada à viver nas mesmas condições que sua mãe, e se nasce um macho... Bem, você consegue adivinhar o que acontece com ele?
Ele é vendido para os produtores de carne, e vira vitela! Mas isso, só se a qualidade de sua carne for boa. Se for ruím, sabe o que acontece?
Ele vira patê para cães, e uma parte de seu estomago é usado para a fabricação do coalho. (Usado na fabricação do queijo)

Além disso, a produção de leite por sí só, já é bastante cruel. Viver em espaços pequenos, sem poder virar-se não é muito carinhoso. Sem contar a constante gestação.


E os ovos, por que não consumir?

Sendo galados ou não, o consumo de ovos é um atentado contra a vida e a liberdade animal.
As galinhas são criadas em espaços minúsculos, são debicadas e sofrem várias lesões por não conseguirem se mover muito bem.
Além disso, vivem cobertas pelos excrementos de outras galinhas que vivem nas gaiolas acima das suas.
Quando a produção de ovos das galinhas diminui significamente (isto é, após dois anos de vida) elas são sacrificadas.
Ou seja, uma galinha que tem em média 15 anos de vida, perde TREZE e vive apenas dois.

Como eu disse alí em cima, os bicos das galinhas são cortados (debicação). Isto é feito para evitar que elas biquem-se, matando assim umas as outras. Quanta bondade, não?
Esses animais são criados em condições extremamente inaceitáveis, e por diversas vezes são alimentados com antibiótico miturados às suas rações para mantê-las vivas. O que pode ocasionar também em uma mutação de vírus. (o que seria a gripe aviária?)

Além disso, tem a questão dos pintinhos que nascem. Quando são fêmeas, continuam sua curta vida por mais dois anos de sofrimento, e quando são machos, são moídos.



Os animais não são propriedades nossas. Eles vivem para sí mesmos, e não para servir ao bixo homem.
Se você é ovo-lactovegetariano pelos animais, então tenta fazer um esforcinho para parar o consumo de todos os derivados. Os animais agradecem!

Nenhum comentário: